Skip directly to content

Leite: Temer diz que Uruguai não terá problemas

Missão técnica do Mapa chegará ao país vizinho nesta segunda-feira para tratar da questão
Por: 
Silvana Machado
16/10/2017

O presidente Michel Temer ligou para o presidente uruguaio Tabaré Vázquez na noite de sexta-feira, 13, e garantiu que os produtos lácteos uruguaios não sofrerão restrições para entrar no Brasil e que já está em contato com o ministro da Agricultura brasileiro, Blairo Maggi, e o com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, informa o site da Presidência do Uruguai. “Foi solucionado”, disse ao El País local o chanceler Rodolfo Nin Novoa. Uma missão técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda vai ao Uruguai nesta segunda-feira, 16, para dialogar com o ministério local sobre a suspeita de triangulação de lácteos.

 

 

Na terça-feira, 10, Maggi anunciou a suspensão das importações de leite do país vizinho. “Tomamos a decisão de suspender as licenças até que o Uruguai consiga nos mostrar que 100% do leite enviado para o Brasil é de origem uruguaia”, disse o ministro na ocasião.

 

 

Na semana passada, o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre, negou a suspeita de triangulação e afirmou que o Uruguai não descartava recorrer a órgãos internacionais como a Organização Mundial do Comércio para resolver a questão com o Brasil. Em coletiva, o chanceler Novoa disse que esperava resolução diplomática, mas a adoção de “medidas espelho” caso a situação não se resolvesse também não foi descartada. 

 

 

Fonte: Portal DBO