Inscrição no CAR é prorrogada; MS já cadastrou 82% do território

No Estado já são mais de 60 mil imóveis cadastrados
Assessoria
31/05/2018

O presidente da República, Michel Temer, prorrogou até 31 de dezembro de 2018 o prazo para proprietários rurais inscreverem seus imóveis no CAR (Cadastro Ambiental Rural). A data se encerraria nesta quinta-feira (31). Mato Grosso do Sul já são mais de 60 mil imóveis cadastrados.Os dados divulgados pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e compilados pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), mostram que o Estado tem 60.687 imóveis inscritos no CAR, sendo a maioria, 39.482 abaixo de quatro módulos fiscais ou pequenas propriedades rurais.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca que a procura por informações sobre o CAR se intensificou nos últimos meses e o Estado avançou muito no cadastro. “Chegamos ao fim de maio com mais de 82% de Mato Grosso do Sul cadastrado. Considerando que o Estado tem 37,5 milhões de hectares, a área incluída no CAR até agora chega a 30,8 milhões de hectares”, afirma. Com a nova data, proprietários ganham um novo fôlego para concluir seus cadastros, visto que quem não incluir sua propriedade no Cadastro terá sérias complicações. Resolução do Banco Central determina que após o fim do prazo, só terão acesso a financiamentos bancários as propriedades rurais inscritas no CAR. Alguns frigoríficos também só compram gado da fazenda que tiver com o cadastro ambiental em dia, e o Imasul também já exige o CAR para aprovar quaisquer processos de licenciamento de supressão vegetal nativa.