IBGE: aquisição de leite cru cai no segundo semestre

Paralisação dos caminhoneiros e entressafra explicam a redução nas compras.
Estadão Conteudo
13/09/2018

A aquisição de leite cru feita por estabelecimentos sob inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) totalizou 5,47 bilhões de litros no segundo trimestre deste ano, queda de 3,2% ante igual período de 2017. Em relação ao primeiro trimestre do ano, o volume foi 8,9% menor, informou o IBGE.

Em nota, o instituto destacou que os segundos trimestres são sazonalmente caracterizados por uma produção menor. “Além da redução da produção pelo período de entressafra em diversas bacias leiteiras, a paralisação dos caminhoneiros dificultou o acesso da matéria-prima aos laticínios”, diz o texto do IBGE.

Na comparação de 2018 com 2017, a aquisição de leite caiu em 12 das 26 Unidades da Federação. As maiores reduções ocorreram em São Paulo (-86,14 milhões de litros), Goiás (-49,23 milhões de litros), Rio de Janeiro (-21,49 milhões de litros) e Rio Grande do Sul (-18,28 milhões de litros), informou o IBGE. Minas Gerais e Bahia apresentaram os aumentos mais expressivos entre os 2os trimestres: 19,61 milhões de litros e 17,93 milhões de litros, respectivamente. Minas Gerais seguiu liderando a aquisição de leite, com 25,6% da aquisição nacional, seguido pelo Rio Grande do Sul (13,5%) e pelo Paraná (12,3%).