Famasul participa do lançamento do Plano Safra da Caixa, previsto em R$ 10 bilhões

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Carla Gavilan e Ana Brito
08/07/2017

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul poderão contar com uma nova linha de crédito referente ao Plano Safra 2017/18. O anúncio é referente ao montante de R$ 10 bilhões disponibilizados pela Caixa Econômica Federal (CEF) e foi divulgado nesta quinta-feira (06), em Campo Grande.

O lançamento teve a participação do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito; do diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luís Alberto Moraes Novaes; do diretor executivo da Federação, Lucas Galvan; e do presidente do Sindicato Rural de Itaporã, Otávio Vieira de Mello, que foram recepcionados pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso de Lima; e pelo gerente regional da Caixa Econômica, Marcio Nunes Fonseca.

“É uma notícia positiva para a agropecuária do nosso Estado. Esperamos, contudo, que exista agilidade nos processos de disponibilização de crédito aos produtores rurais”, pontuou Mauricio Saito.

O presidente do Sistema Famasul destacou, também, a importância do lançamento diante da atual conjuntura econômica.

“Estamos em um momento difícil, mas o setor agropecuário ainda apresenta números positivos, como na geração de emprego. Conforme pesquisa do Caged, o número de colocações no mercado de trabalho, no setor do agro, cresceu, em Mato Grosso do Sul, gerando saldo positivo no acumulado de 2017. Entre janeiro e maio, o resultado entre admissão e demissão totalizou 23% a mais do que no mesmo período do ano passado”, disse.

De acordo com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso de Lima, em sua maior parte, os recursos serão direcionados para o custeio da produção. “Queremos explorar melhor, sermos parceiros mais sólidos e confiáveis para cada um dos produtores rurais e para quem trabalha neste segmento”, ressaltou.

No lançamento do Plano Safra, o secretário da Semagro, Jaime Verruck, falou de como as novas regras podem impulsionar a economia local. “Crédito só dá resultado se tiver na atividade produtiva. […] Temos que abrir mercado, investir em logística, já que estamos em um processo de diversificação muito grande, tanto que, somente no ano passado houve um incremento de 200 mil hectares para áreas de produção”.

Sobre o Plano Safra – A Caixa projeta disponibilizar ao mercado mais de R$ 10 bilhões para o financiamento da agropecuária no ano safra 2017/18, que se iniciou no dia 1º de julho, por meio de linhas com recursos obrigatórios, livres e do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O montante é 25% maior que o da safra anterior.

A finalidade do plano é fomentar a produção, especialmente por meio do custeio, com mais recursos e menores taxas. As propostas dos produtores rurais já podem ser entregues na agência da Caixa, deste o último dia 05 de julho.