Skip directly to content

EUA podem passar semanas de escassez de carne com a paralisação processadoras.

Por: 
Noticias Agricolas
29/04/2020

As paralisações de fábricas estão deixando os EUA perigosamente perto da escassez de carne, à medida que surtos de coronavírus se espalham para fornecedores em todo o país e nas Américas.

Quase um terço da capacidade suína dos EUA caiu, as primeiras grandes fábricas de aves fecharam na sexta-feira e especialistas alertam que a escassez doméstica está a apenas algumas semanas. O Brasil, maior exportador mundial de frango e carne bovina, viu seu primeiro grande fechamento com a interrupção de uma fábrica de aves pertencente à JBS SA, a maior empresa de carne do mundo. As principais operações também estão em baixo no Canadá, sendo a mais recente uma fábrica de aves da British Columbia .

Enquanto centenas de fábricas nas Américas ainda estão funcionando, a aceleração impressionante das interrupções no fornecimento está levantando questões sobre os déficits globais. Em conjunto, os EUA, o Brasil e o Canadá representam cerca de 65% do comércio mundial de carne.

"É absolutamente sem precedentes", disse Brett Stuart, presidente da empresa de consultoria Global AgriTrends, sediada em Denver. “É uma situação de perda-perda, em que temos produtores em risco de perder tudo e consumidores em risco de pagar preços mais altos. Restaurantes em uma semana podem estar sem carne moída fresca. ”

 

Novas paralisações nos EUA estão chegando a um ritmo vertiginoso. A Smithfield Foods Inc., maior produtora mundial de carne suína, disse na sexta-feira que estava fechando outra operação, esta em Illinois. Essa notícia chegou menos de uma hora depois que a Hormel Foods Corp. disse que estava inativa duas de suas fábricas de peru Jennie-O em Minnesota. A JBS disse no domingo que vai fechar uma instalação de produção de carne bovina em Wisconsin .

As notícias mais recentes adicionaram uma enxurrada de outras paradas anunciadas no espaço de apenas algumas semanas.

"Durante essa pandemia, todo o nosso setor se depara com uma escolha impossível: continuar operando para sustentar o suprimento ou obturador de alimentos de nosso país, na tentativa de isolar totalmente nossos funcionários do risco", afirmou Smithfield em comunicado nesta sexta-feira. “É uma escolha terrível; não é o que desejamos para ninguém.

 

Os preços estão subindo. A carne bovina no atacado dos EUA atingiu um recorde na semana encerrada em 24 de abril, e a carne suína no atacado subiu 29%, o maior ganho semanal desde 2012.

A Franchise Systems Inc. de Jersey Mike, que possui 1.750 lojas nos EUA, está trabalhando com o fornecedor de presuntos Clemens Food Group para garantir o fornecimento de carne de porco, algo que eles vendem bastante em seus sanduíches.

"Já estamos fazendo o backup por causa das próximas - sentimos - as próximas faltas", disse Peter Cancro, CEO.

Certamente, algumas plantas foram reiniciadas após testar os trabalhadores e melhorar as condições, e a maioria das instalações brasileiras ainda está em operação. Outro ponto a considerar: ainda não houve grandes paralisações na Europa. A União Europeia responde por cerca de um quinto das exportações globais de carne, mostram dados do governo dos EUA.

Ainda assim, executivos da Tyson Foods Inc., JBS e Smithfield alertaram que os consumidores provavelmente sofrerão impacto no supermercado.