Curso Operador de Tratores com Grades Agrícolas

14/06/2019

O Sindicato Rural de Paranaíba em parceria com a Prefeitura de Paranaíba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu o curso de capacitação  teórico e prático para operador de trator com grade agrícola. O curso conta com a carga horária de 24 horas, ou seja, duração de três dias e participação de 12 agricultores. O curso começou no dia 15 de maio e o encerramento foi no dia 17. O objetivo do curso é para operadores de trator terem conhecimento da utilização de grades agrícolas respeitando as normas de segurança e recomendações técnicas.Segundo o instrutor do curso David Bambil Dias  os agricultores estão sendo preparados para manejar o solo de forma adequada. “É importante que eles aprendam conservar os equipamentos. Saber à hora certa de lubrificar a máquina, corrente dos equipamentos, trocarem o filtro e óleo no tempo certo. Também explicamos como deve ser feito o gradeamento correto para gastar menos insumos”.

Para os agricultores  é muito importante saber o tempo certo de fazer a manutenção do trator da patrulha agrícola. “Com essas técnicas eles vão preparar o solo e aumentar a produção. Conhecimento nunca é demais”, frisou o presidente do Sindicato Nilo Ferraz.No conteúdo programático constam informações relativas à segurança e saúde do trabalhador e preservação do meio ambiente; manutenção diária do equipamento antes do trabalho; manobras básicas com o trator, funções das grades agrícolas; aclopamentos de grades agrícolas, teste de patinagem, regulagem corretas das grandes e operação de utilização correta das grandes agrícolas.