Com formatura do Senar, MS recebe mais de 50 novos técnicos em agronegócio

A cerimônia de colação de grau foi realizada nesse sábado na sede do Sistema Famasul
Sistema Famasul
26/11/2018

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, nesse sábado (24), a cerimônia de colação de grau do Curso Técnico em Agronegócio, dos 56 alunos dos polos de Aparecida do Taboado, Coxim, Campo Grande, Dourados, Maracaju. A turma formada hoje colocou a beca, recebeu o canudo e estão oficialmente diplomados. Em seu discurso, o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, falou das características regionais que ampliam as possibilidades de atuação para novos profissionais. “Estamos em um estado jovem e vivemos em uma evolução tecnológica. Temos o bioma que representa a capacidade empreendedora e sustentável do homem pantaneiro, com 53% da vegetação totalmente protegida”. Saito acrescentou que os novos profissionais terão no agro uma janela de oportunidades de empregos. “Em 2018, no acumulado janeiro a outubro, o setor agropecuário em Mato Grosso do Sul foi o que, entre as outras atividades econômicas, registrou o maior saldo positivo, com alta de  34% em relação a 2017”.

O aluno do polo de Dourados, Sérgio Henrique de Oliveira, fez uma homenagem ao presidente da Famasul em nome de todos os formandos. “Pela função exercida, sabemos que perde-se valioso tempo que poderia ser desfrutado de outras formas, porém, o desenvolvimento sempre surpreendente que nosso estado obtém ano após ano, não seria possível sem o seu esforço. Reconhecemos a entidade como de extrema importância para o estado, pois absorve todas as demandas que são necessárias para o fortalecimento da principal força econômica do estado, que é o Agro, buscando sempre esse fortalecimento com um desenvolvimento sustentável”, entregando uma placa a Mauricio Saito.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini Filho, salientou que a desafio da educação é para toda a vida. “Nosso estado é agro, isso é uma força e um prêmio muito grande. Por isso precisamos de vocês formandos, para o contribuir com o desenvolvimento do setor. Tenho muito orgulho por representar o sindicato e também da homenagem feita pela turma”. O presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, aconselhou os alunos: “Nunca parem de estudar; nunca desistam dos seus sonhos e objetivos; quando tenham um trabalho tenham como objetivo o crescimento e não mostrar sua habilidade”, e citando o 25º presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, Mendes declarou: “o principal ingrediente na fórmula do sucesso é lidar com as pessoas”.

Emocionada, a aluna do polo de Campo Grande, Silvia de Fátima, de 47 anos, destacou que o curso foi enriquecedor. “Já atuo com assistência técnica e a minha busca é o aprimoramento para oferecer ainda mais na minha área de atuação, uma vez que sou bióloga. Me deparei com um curso altamente qualificado, com conteúdo inovador com viabilidade de aplicar na prática”.   Participaram da cerimônia a vice-presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Ana Neri; representando o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Carlão de Dourados; Clodoaldo de Oliveira, diretoria da Federação; Silvério, representando o presidente do Sindicato Rural de Camapuã.