Skip directly to content

CNA espera crescimento de 3,5% no PIB agropecuário em 2019

Entidade destaca a melhora do cenário econômico para o país, com o avanço nos debates sobre as reformas da previdência e tributária.
Por: 
Portal DBO
28/02/2019

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou nota nesta quinta-feira destacando que o processo eleitoral e fatores climáticos prejudicaram o desempenho do setor agropecuário em 2018, pressionando o PIB do setor no período. Segundo a entidade, a melhora do cenário econômico para o país, com o avanço nos debates sobre as reformas da previdência e tributária, deve contribuir para um crescimento de 3,5% na agropecuária em 2019 após o fraco resultado observado no ano passado.

 

Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o PIB agropecuário do Brasil avançou  0,1% em 2018 na comparação com o ano anterior. O resultado foi sustentado pelo resultado de setores ligados a agricultura, com destaque para o café (29,4%), algodão (28,4%), trigo (25,1%) e soja (2,5%). As maiores quedas foram observadas nos segmentos de milho (-18,3%), laranja (-10,7%), arroz (-5,8%) e cana (-2,0%). Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a alta no PIB da agropecuária foi de 0,2% nos últimos três meses do ano passado. Na comparação com igual período de 2017, esse crescimento foi de 2,4%.

 

“O setor agropecuário sofreu alguns fatores climáticos ao longo da última safra em 2018 e isso comprometeu um crescimento mais robusto. Temos que lembrar também que no meio do ano houve greve dos caminhoneiros, uma eleição presidencial que trouxe volatilidade para o câmbio e isso fez com que o setor se retraísse. Essa conjuntura de fatores fez com que o PIB da agropecuária não crescesse mais”, afirmou o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

 

Conchon ressalta que a base de comparação do comportamento do setor agropecuário no ano passado é baixa em relação a 2017, quando o agro teve crescimento de 13% e foi o principal responsável pelo resultado do PIB geral do Brasil naquele período. “Em 2017 os demais setores apresentaram queda e em 2018 todos os setores apresentaram crescimento, sobretudo o setor de serviços. Então é um sinal bastante importante de que a economia brasileira está saindo da recessão”, afirmou.