Apesar da pressão, arroba fecha o mês com alta de 26,9% em relação a janeiro de 2019.

Nesta quarta-feira, o Indicador do boi gordo Cepea fechou cotado em R$ 193,25.
CEPEA/ESALQ
31/01/2020

Os preços da arroba do boi gordo e da carne no mercado atacadista estiveram em movimento de queda em praticamente todo o mês de janeiro. Até o dia 29 deste mês, a média do Indicador do boi gordo Cepea/B3 está em R$ 193,25. O valor é 8,82% inferior ao mês passado, no entanto, 26,9% acima do verificado em janeiro de 2019, em termos reais (valores foram deflacionados pelo IGP-DI).

Segundo o Cepea, no caso do boi gordo a oferta de animais para abate esteve baixa ao longo do mês, mas os frigoríficos diminuíram o ritmo de aquisição de novos lotes devido à menor demanda doméstica por carne.“Neste caso, ressalta-se que, neste mês, é comum observar o enfraquecimento na procura por carne, em decorrência do menor poder de compra da população, diante das despesas extras de janeiro”, afirma o centro de estudos.Além disso, o Cepea aponta que o mercado ainda tenta buscar um equilíbrio após as intensas elevações verificadas no encerramento de 2019.