ABCZ decide pelo cancelamento da Expozebu 2020.

A decisão anterior, tomada pelos organizadores, era de adiar a maior mostra de zebuínos do mundo por causa da pandemia de coronavírus.
Portal DBO
29/04/2020

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu confirmou na manhã de hoje (29/4), em comunicado oficial, que a Exposição Internacional Das Raças Zebuínas (Expozebu 2020) está cancelada.

De acordo com os organizadores seria inviável reprogramá-la ainda para este ano, diante de todas as providências envolvidas no seu planejamento. A decisão anterior, que já havia sido comunicada aos produtores, empresas e público que frequenta a mostra, é de que ela seria adiada.

A Expozebu é a maior exposição de raças zebuínas do mundo. Não por acaso, recebe todos os anos delegações internacionais de mais de 20 países interessados na compra de animais e no relacionamento com pesquisadores do brasileiros em busca de conhecimento. Juntando fazendeiros, estudantes de escolas e de universidades, mais o público interessado em eventos de lazer, o parque Fernando Costa, onde ocorre a mostra, recebe todos os anos cerca de 200 mil pessoas.

No comércio de animais, com leilões e vendas diretas, e vendas de produtos artesanais e de entretenimento, o movimento financeiro tem ficado acima dos R$ 100 milhões nos últimos anos.

Confira o comunicada da ABCZ na íntegra:

A diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem por meio desta nota oficial informar o cancelamento da ExpoZebu 2020. Essa decisão foi tomada em reunião plena dos diretores da entidade, realizada no dia 28 de abril, e considerou as orientações oficiais relativas ao cenário da pandemia de COVID-19.

Apesar de difícil, a decisão madura representa a responsabilidade que sempre pautou as ações da associação nesses 100 anos de sua história. Afinal, a ExpoZebu, como maior exposição zebuína do mundo, requer tempo para decisões, planejamento, preparação e execução de ações não só por parte da entidade, como de todos os participantes do evento, sejam eles expositores de gado e de estandes, promotores de leilões, patrocinadores e visitantes nacionais e internacionais.

Neste momento, aproveitamos para reforçar que a diretoria da ABCZ tem se empenhado na realização de várias ações visando o melhoramento e a promoção do Zebu e também o apoio à pecuária, que continua trabalhando a todo vapor em favor do Brasil. Ao mesmo tempo, manifestamos o nosso compromisso de realizar em 2021 uma ExpoZebu pra lá de especial.