Skip directly to content

‘Foi uma surpresa’, diz dono de sítio que encontrou onça em galinheiro

Célio Biaggi foi alimentar as aves em Duartina (SP) quando se deparou com o animal. Mais de 40 galinhas foram mortas.
Por: 
G1 Bauru e Marília
07/06/2017

Morador de uma chácara em Duartina, cidade de pouco mais de 12 mil habitantes, Célio Biaggi ainda se recupera da visita inesperada que recebeu na terça-feira (6). Quando foi alimentar as galinhas encontrou várias mortas e quando descobriu o motivo ficou surpreso. Uma onça parda invadiu o galinheiro e acabou matando 41 galinhas que produziam duas dúzias de ovos por dia.

“Foi uma surpresa. Eu entrei no galinheiro e vi uma galinha morta, depois outra, aí quando percebi estava a belezinha andando para lá e pra cá”, conta o dono da chácara. Nesta quarta-feira (7), mais tranquilo Célio até brincou com o encontro com a “fera”. “Eu ameacei tocar ela e já mostrou os dentes. Aí pensei: deixa ela quietinha aí”, conta aos risos.

 

A Polícia Ambiental precisou ser chamada e o animal só foi resgatado depois de receber um tranquilizante. A região é conhecida por ter onças e outros animais típicos do cerrado. Por isso, moradores da região precisam estar sempre atentos. “A orientação é que não aja de forma brusca e nunca tente atacar esse animal de alguma forma, jogando algum objeto ou gritando. O ideal é deixar o animal sair de alguma forma, se for possível”, explica o cabo Eder, da Polícia Ambiental.

 

A onça teria subido aqui pelo telhado do galinheiro. Ao pisar em uma tela feita de plástico, os 23 quilos do animal estouraram a proteção. “Atrelado ao estresse de estar em um lugar confinado com mais de 40 galinhas, somado ao barulho, a movimentação ela acabou atacando uma por uma e matando as galinhas de forma sequencial”, completa o policial ambiental.

 

A fêmea que está aprendendo a caçar foi encaminhada ao Zoológico de Bauru, onde vai passar por exames e depois vai ser devolvida à natureza. E o Célio espera que seja bem longe da chácara dele. “Eu até brinquei com o moço que veio pegá-la, leva para bem longe daqui se não o prejuízo pode ser pior.” A Polícia Ambiental de Bauru orienta que caso aconteça uma situação semelhante, que a equipe seja chamada.